sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Salmão ao Mel e Shoyo com Lentilha ao Balsâmico



Ingredientes

2 filés de salmão |
 1 cs azeite |
 2 cs molho shoyo |
 2 cs mel | 
Raspas e o suco de 1/2 limão siciliano |
 1 cebolinha verde picada | 
Gengibre ralado a gosto (para 2 filés, eu usaria um colher de chá) |
 Sal e pimenta a gosto. 

Modo de fazer

Misture os ingredientes, experimente e ajuste. 
Junte ao salmão, cubra, coloque na geladeira e tempere de 30 min a 1 hora! Além disso, a acidez do shoyo e do limão começam a cozinhar o peixe! 
Pré-aqueça o forno a 200 ºC, forre uma assadeira com papel alumínio/manteiga, arrume os filés e com uma colher, jogue um pouco do molho por cima do salmão. 
Asse por 5 minutos, jogue mais uma colher do molho, e repita isso a cada 5 minutos mantendo em mente que o processo de cozimento total deve ser de +/- 20 minutos, tudo vai depender do forno, da espessura do filé e etc. 

Dica para checar o salmão: Enfie uma faca bem fina na parte mais grossa por 10 seg, tire a faca e (COM CUIDADO, GENTE!!!) encoste no lábio inferior, se estiver um morno mais pra frio, ainda precisa de mais um tempo até que a temperatura seja de um morno-quente. Repare também na cor que muda de laranja-cru para um rosa-opaco; assim como a textura que começa a 'despedaçar'. O salmão é um peixe que cozinha rápido e, facilmente, passa do ponto, ficando ressecado. Use sempre um timer para ficar de olho no tempo! Para a lentilha, refogue uma cebola roxa, quando começar a dourar/pegar no fundo, jogue vinagre balsâmico, adicione 500g de lentilhas cozidas e refogue por mais uns 3-4 minutos. 

Depois de pronta, adicione salsinha. (Como eu tinha umas batatinhas cozidas na geladeira, eu também misturei ao refogado da lentilha, ficou uma delícia!)"

Fonte: http://instagram.com/instafood_da_lo

Obs.: Foto e dicas também do instagram

Nenhum comentário: